Os alunos da segunda série do ensino médio do Colégio Unibave participaram de uma aula diferente na última quarta-feira, 24.  A aula teve participação do subtenente e comandante da equipe ALPHA/COBRA/BOPE/PMSC do Estado de Santa Catarina, Victor Ruzza Geremias, natural de Orleans.

O tema da aula refere-se ao conteúdo sobre Urbanização no Brasil, ministrada pela professora Tayse Borghezan Nicoladelli, que leciona a disciplina de Geografia. Diante dos conteúdos estudados em sala de aula (Urbanização e problemas sociais urbanos), buscou-se trabalhar alguns temas relacionadas à falta de moradias e à violência nas grandes cidades do Brasil.

A aula foi em formato de bate-papo com perguntas e questionamentos referentes ao papel do Estado e atuação da polícia nos lugares onde o tráfico de drogas e as milícias agem, favelas ou também chamados aglomerados subnormais. Na oportunidade Vitor comentou sobre como violência urbana se expressa, como ocorre a ação da polícia para conter a ação do crime organizado, do tráfico de drogas, dos furtos e dos roubos. Também houve momentos de relatos de como é vida nesses lugares e a relação entre moradores e as UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora).

O bate-papo possibilitou debater, conhecer situações, ações e locais nos quais o subtenente atuou ao longo desses quase 30 anos de carreira na Polícia Militar. Vitor comentou sobre como o BOPE funciona, mencionou as operações já desenvolvidas por ele dentro e fora do território brasileiro, como a sua participação como policial à serviço da ONU na Missão de Paz no Sudão do Sul.

A aula possibilitou uma interação e troca de informações a partir do olhar e atuação do subtenente nesses lugares. “Foi uma aula interativa e com foco na realidade e no aprofundamento dos conceitos ligados ao conteúdo sobre Urbanização no Brasil”, completou a professora Tayse.