Os alunos do oitavo ano da Escola Barriga Verde – EBV visitaram as cidades de Joinville e São Francisco do Sul por meio de um passeio de barco. O objetivo foi conhecer e perceber as configurações espaciais das cidades litorâneas de Santa Catarina, compreender e intensificar os estudos que identificam a ocupação, as relações culturais e de identidade dos lugares na América, colonizados pelos europeus.

Na oportunidade, desde Joinville até São Francisco do Sul por meio da Baía da Babitonga, foi possível analisar a formação vegetal presente (mangue) assim como um conjunto de 14 ilhas, algumas habitadas e outras não, com prática pesqueira e turismo em atuação.

Chegando em São Francisco do Sul, os alunos observaram a atuação do porto com navios de grande e médio porte ancorados. Circulando pela cidade, os alunos contemplaram a paisagem peculiar do município, como o centro histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com ruas e casas no estilo colonial português.

Por ser a terceira mais antiga cidade do Brasil, toda configuração da cidade e da própria Igreja – com traços arquitetônicos do século XVI – trazem vestígios do passado e as técnicas utilizadas em sua construção.

A viagem de estudo proporcionou aos alunos uma análise do comércio triangular presente no passado e na história do Brasil, cuja a atividade mercantil foi responsável por integrar as cidades coloniais na América e na África com a Europa, dando origem aos diversos povoados ao longo da costa litorânea brasileira.