Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unibave estiveram visitando a Casa de Pedra do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi). A atividade demonstrou a evolução de objetos e equipamentos utilizados para medir e pesar. Balanças, trenas e outros objetos utilizados para medidas de grãos e outros produtos, que fazem parte do acervo do Museu, foram utilizados para apresentar os conceitos de medidas aos estudantes.

Os colaboradores do Museu, o museólogo Idemar Ghizzo e a pedagoga Rosani Hobold, foram os que receberam e coordenaram a aula prática, que misturava objetos antigos e da atualidade.

A teoria, inicialmente, foi abordada em sala de aula pela professora Sandra Frasson Menegasso Mazom, que apresentou medidas de comprimento (metro, centímetros e milímetros) e medida de capacidade de massa (litro, mililitro, centímetro, grama e quilograma). Ela ainda utilizou estimativa do peso, de objetos e utilizou estratégias como a utilização dos dedos, mãos e braços para medir e comparar objetos.

Todos os alunos subiram na balança para pesagem e para medir a altura. “Os alunos puderam observar como eram estes objetos, a sua utilização e os materiais com os quais eram construídos. Puderam fazer algumas estimativas sobre medidas e massa. São possibilidades de testar conceitos aprendidos em sala de aula na prática, desenvolvendo as habilidades de observação”, destaca a professora Sandra.