A turma do 7º ano da Escola Barriga Verde – EBV desenvolveu o projeto “Orleans – Terra de Imigrantes!” com o objetivo de levantar informações sobre o número de imigrantes haitianos que residem em Orleans.

Por meio de muita leitura e pesquisa, eles chegaram até o dado e aprofundaram-se no assunto, buscando ainda os motivos que esgotaram as oportunidades em determinadas regiões, levando essas quase 400 pessoas a tentarem recomeçar suas vidas na Cidade das Colinas.

Os dados foram levantados por meio de entrevistas, pesquisas, produção de gráficos e artigos de opinião, sendo algumas das atividades realizadas na disciplina de língua portuguesa em sala de aula. Para finalizar o projeto, foi promovido uma roda de conversa com o Grupo Cáritas, que desenvolve a ação: “Abrace o Imigrante”.

Na oportunidade, os alunos conheceram ainda mais sobre as dificuldades que estes imigrantes encontraram ao chegar no Brasil, além de se apropriar das ações voluntárias promovidas pelo grupo para a integração desses haitianos em Orleans.

A EBV  agradece o casal Virton e Rosa Della Giustina e a Irmã Inês Maria, que fazem parte do Grupo Cáritas Santa Otília e prontamente aceitaram participar da roda de conversa, contribuindo significativamente no aprendizado dos alunos.